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perfeição |
Em sentido comum, é tudo aquilo que se encontra plenamente realizado no ser ou no agir, com o que isso traz de verdade, bondade e beleza. 1. Perfeição cristã. Na palavra de J. C., todos são chamados à mais alta perfeição: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48), palavra esta explicitada por S. Paulo: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4,3; cf. Ef 1,4), que se faz eco da repetida exortação do “Código da Santidade” do AT: “Sede santos, porque Eu (Deus) sou santo” (Lv 19,1…). Deus tornou-se para nós modelo acessível de santidade em J. C. Ser perfeito, ser santo, é, pois, imitar J. C., acolher a sua palavra, seguir os seus passos, viver sob a acção do seu Espírito. A medida da perfeição é a mesma da santidade, a saber, o grau de caridade, virtude teologal que nos leva a amar a Deus e ao próximo com um amor que nos assemelha e identifica com o próprio Deus, que é caridade (1Jo 4,16; cf. 4,7-19). Em termos práticos, procurar a perfeição implica: 1) libertar-se de tudo que é *pecado; 2) cumprir com ânimo crescente a vontade de Deus, expressa nos Mandamentos, pelo exercício das virtudes cristãs, em especial as que J. C. mais expressamente propôs: “aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29); 3) viver, dentro dos condicionalismos próprios do estado de cada um, os conselhos evangélicos, que a tradição cristã sintetizou em três: pobreza, obediência e castidade. (V. santificação, meios de). 2. Estado de perfeição. É a condição de vida de quem, por especial vocação, se dispôs a seguir mais de perto o género de vida de J. C. (abraçado por Maria e não poucos santos), pela “profissão pública”, regulada pela Igreja, dos referidos conselhos evangélicos. É o caso dos membros dos *institutos de vida consagrada, que actualmente se concretizam sobretudo nos *institutos religiosos e nos *institutos seculares (CDC 573-730). Tal condição de vida, não só favorece o trabalho de santificação pessoal dos consagrados, mas ainda contribui grandemente para a santificação alheia e o progresso da Igreja. |
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