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televisão (tv) |
É, presentemente, o meio de comunicação social com maior impacte na opinião pública e maior influxo na evolução cultural. Apesar das suas potencialidades educativas, é frequentemente dominada por grandes interesses económicos que, na ânsia de aliciar audiências, recorrem ao que satisfaz instintos e desejos malsãos, contribuindo para a degradação da consciência moral. Perante estes valores e contravalores, a Igreja: a) procura ter acesso à tv em programas e canais próprios; b) procura que os fiéis e, em geral, as pessoas de boa vontade, adquiram uma formação que lhes faça aproveitar da tv o que tem de bom e defender-se do que tem de mau. A CEP, nas “Normas Complementares ao Código” de 1985 (Norma VII; cf. CDC 772,2; 831,2), estabelece que, para a participação habitual em emissões radiofónicas e televisivas de doutrina católica, de moral ou de celebrações litúrgicas, se requer autorização ou mandato do Ordinário do lugar da emissão; tal autorização não é requirida em caso de emissão ocasional, a menos que se trate de caso melindroso. V. transmissões (pelos m.c.s.). |
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