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Tradição |
(Do lat. = entrega ou acto de confiar). 1. Em Teologia. São duas as formas por que a *revelação que Deus fez de si mesmo se vai transmitindo com toda a fidelidade, de geração em geração, dentro da Igreja: a Tradição oral, a partir do testemunho dos Apóstolos, aos quais J. C. deixou o encargo de levar o Evangelho da Salvação a todas as criaturas, testemunho depois assumido pelos bispos; e a *Escritura, passagem a escrito dessa tradição pelos escritores sagrados sob o especial impulso do Espírito Santo (*inspiração). A Tradição oral da revelação também tem especial assistência do Espírito Santo, prometido e enviado à Igreja nascente por J. C. e pelo Pai, na manhã de Pentecostes, assistência que assegura a interpretação autêntica e o aprofundamento progressivo dos dados da revelação. A esta missão, própria da Igreja, se chama *Magistério, o qual reside no corpo dos bispos unidos ao Papa, no exercício do múnus de ensinar e santificar o povo de Deus. Foi o Magistério que definiu quais os livros que fazem parte do cânone das Escrituras (do AT e do NT); é ele que interpreta autenticamente as verdades transmitidas pela Tradição e pela Escritura; é ele que, para bem do povo de Deus, define as verdades dogmáticas, a que os fiéis devem aderir com fé viva e indefectível. O Espírito Santo assiste também todo o povo de Deus unido aos seus pastores, pelo que também ele tem parte na transmissão autêntica da revelação. (Cf. Conc. Vat. II, DV 7-10; Cat. 74-100). 2. Tradições eclesiásticas. Distintas da Tradição que vem dos Apóstolos são as tradições teológicas, disciplinares, litúrgicas e devocionais surgidas ao longo dos séculos nas Igrejas locais. São formas particulares da Tradição apostólica, adaptadas às circunstâncias de tempo, lugar e cultura, que podem ser conservadas, modificadas ou abandonadas consoante as directivas do Magistério (cf. Cat. 83). 3. Tradições como ritos litúrgicos. Na liturgia há várias celebrações que incluem ritos de entrega. Assim acontece na *iniciação cristã de adultos, já próximo dos sacramentos, com a entrega ou “tradição” do Credo e do Pai-Nosso, como expressões da fé e da piedade dos cristãos (cf. *Catecumenado, escrutínios finais da etapa da iluminação). Os eleitos, depois dão a resposta pública da fé e da oração na “redição” das duas fórmulas. Há ainda outras “tradições” ou entregas, designadamente dos Evangelhos aos adultos baptizados que ainda não receberam a Confirmação e a Eucaristia; a do Livro dos Evangelhos na ordenação dos diáconos; a das alianças na celebração do Matrimónio; das insígnias na profissão religiosa; etc. |
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