Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


Tradição
(Do lat. = entrega ou acto de confiar). 1. Em Teologia. São duas as formas por que a *revelação que Deus fez de si mesmo se vai transmitindo com toda a fidelidade, de geração em geração, dentro da Igreja: a Tradição oral, a partir do testemunho dos Após­tolos, aos quais J. C. deixou o encargo de levar o Evangelho da Salvação a todas as criaturas, testemunho depois assumido pelos bispos; e a *Escri­tura, passagem a escrito dessa tradição pelos escritores sagrados sob o especial impulso do Espírito Santo (*inspira­ção). A Tradição oral da revelação também tem especial assistência do Espírito Santo, prometido e enviado à Igreja nas­cente por J. C. e pelo Pai, na manhã de Pen­te­costes, assistência que assegura a interpretação autêntica e o aprofundamento progressivo dos dados da revelação. A esta missão, própria da Igreja, se chama *Magistério, o qual reside no corpo dos bispos unidos ao Papa, no exer­cício do múnus de ensinar e santificar o povo de Deus. Foi o Magistério que definiu quais os livros que fazem parte do cânone das Escrituras (do AT e do NT); é ele que interpreta autenticamente as verdades transmitidas pela Tradição e pela Escritura; é ele que, para bem do povo de Deus, define as verdades dogmáticas, a que os fiéis de­vem aderir com fé viva e indefectível. O Espírito Santo assiste também todo o povo de Deus unido aos seus pastores, pelo que também ele tem parte na transmissão autêntica da revelação. (Cf. Conc. Vat. II, DV 7-10; Cat. 74-100). 2. Tra­dições eclesiásticas. Distintas da Tradição que vem dos Apóstolos são as tradições teológicas, disciplinares, litúrgicas e devocionais surgidas ao longo dos séculos nas Igrejas locais. São formas parti­culares da Tradição apostólica, adaptadas às circunstâncias de tempo, lugar e cultura, que podem ser conservadas, modificadas ou abandonadas con­soante as directivas do Magistério (cf. Cat. 83). 3. Tradições como ritos litúrgicos. Na liturgia há várias celebrações que incluem ritos de entrega. Assim acontece na *iniciação cristã de adultos, já próxi­mo dos sacramentos, com a entrega ou “tradição” do Credo e do Pai-Nosso, como expressões da fé e da piedade dos cristãos (cf. *Cate­cume­nado, escrutí­nios finais da etapa da iluminação). Os eleitos, depois dão a res­posta pública da fé e da oração na “redi­ção” das duas fór­mulas. Há ainda outras “tradições” ou entregas, designadamen­te dos Evan­gelhos aos adultos bapti­za­dos que ainda não receberam a Con­fir­mação e a Eucaristia; a do Livro dos Evangelhos na ordenação dos diáconos; a das alianças na celebração do Matri­mónio; das insígnias na profissão religiosa; etc.


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