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unções |
1. Seu simbolismo. Frequentes na liturgia cristã como na hebraica e noutras religiões, as u.s tiram o seu simbolismo do tradicional uso do azeite (*óleo da *oliveira), uma das riquezas da Terra Prometida e abundante na área mediterrânica, que serve para alimentar, iluminar, curar feridas, agilizar o corpo, embelezar e, misturado com bálsamo, perfumar. Pelo seu carácter penetrante através da pele, indo até aos ossos, tornou-se, sobretudo depois do Exílio, sinal da penetração do *Espírito Santo especialmente nas pessoas chamadas ao serviço do povo: os reis, os sacerdotes, os profetas. Não admira assim que, na fé cristã, de entre todos os “ungidos” (ditos “cristos” em gr., e “messias” em hebr.), se destacasse Jesus, o *Cristo por excelência, cheio do Espírito Santo e, em plenitude, Rei, Sacerdote e Profeta do NT. Por semelhança, a quantos nele acreditaram e foram baptizados na água e no Espírito Santo, se passou a dar o nome de *cristãos (= ungidos) (Cf. Act 2,38; 10,44-45; 11,26...). V. óleos (santos). 2. Uso litúrgico. Para uso na liturgia, o bispo, na Missa Crismal (normalmente na manhã de Quinta-Feira Santa), consagra ou benze os três óleos usados na liturgia: Óleo do Crisma (consagrado), para os sacramentos do *Baptismo (unção pós-baptismal), da *Confirmação ou Crisma, da Ordenação dos Bispos (na cabeça) e dos Presbíteros (nas mãos), e ainda na sagração de igrejas e altares, cálices e patenas, bênção solene de sinos, etc.; Óleo dos Catecúmenos (benzido) para unção a modo de exorcismo do catecúmeno ou da criança no *Baptismo (unção pré-baptismal) e na sagração de reis e rainhas; Óleo dos Enfermos, usado no sacramento da *Unção dos Doentes. Onde for difícil obter óleo de oliveira, pode recorrer-se a outro óleo vegetal. 3. Uso no serviço de curas. É comum no *Renovamento Carismático o recurso a unções no serviço de curas. Deve fazer-se sentir que tais unções são distintas da que é feita na Unção dos Doentes, não tendo valor sacramental. |
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