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Via-Sacra |
Também chamada Via Crucis, é, segundo o Directório da Piedade Popular e Liturgia (DPPL 131-135), o mais apreciado exercício de piedade em louvor da Paixão de J. C., pelo que se pratica sobretudo nos tempos penitenciais. Consiste em acompanhar espiritualmente o trajecto de Jesus desde a agonia no Getsémani até à morte e sepultura no Calvário, com momentos de meditação e oração em várias estações. Síntese de várias devoções, a sua prática desenvolveu-se a seguir às Cruzadas, promovida pelos Franciscanos e particularmente por S. Leonardo de Porto Maurício (+1751). Presentemente conta 14 estações baseadas em passagens dos Evangelhos ou em tradições populares: 1) Jesus condenado à morte; 2) Toma a cruz; 3) Cai pela primeira vez; 4) Encontra sua Mãe; 5) O Cireneu ajuda-o a levar a cruz; 6) A Verónica enxuga-lhe o rosto; 7) Cai pela segunda vez; 8) Consola as filhas de Jerusalém; 9) Cai pela terceira vez; 10) É despojado das vestes; 11) É pregado na cruz; 12) Morre na cruz; 13) É descido da cruz e entregue a sua Mãe; 14) É depositado no sepulcro. Os títulos das estações podem ser criteriosamente alterados, como o fez várias vezes João Paulo II na V.-S. de Sexta-Feira Santa no Coliseu, p.ex., em 1992: 1) Jesus no Horto das Oliveiras; 2) Traído por Judas, é preso; 3) É condenado; 4) É negado por Pedro; 5) É levado a Pilatos; 6) É flagelado e coroado de espinhos; 7) Carrega a cruz; 8) É ajudado pelo Cireneu; 9) Fala às mulheres de Jerusalém; 10) É crucificado; 11) Fala ao bom ladrão; 12) Tem Maria e João ao pé da cruz; 13) Morre na cruz; 14) É deposto no sepulcro. Este exercício de piedade encontra-se indulgenciado (EI conc. 13). As estações podem distribuir-se no interior da igreja ou mesmo em trajecto ao ar livre, sendo assinaladas por uma cruz. O Ritual das Bênçãos reserva uma especial bênção para as estações da V.-S. O Directório regista ainda outras devoções semelhantes, entre nós menos divulgadas: a Via Matris (dolorosae) com 7 estações, correspondentes às 7 dores de Nossa Senhora, desde a profecia de Simeão até à sepultura de seu divino Filho (DPPL 136-137); a Via Sanguinis, a evocar as 7 efusões de sangue do Senhor explícita ou implicitamente recordadas no Evangelho (DPPL 178); e a Via Lucis que, no seguimento da Via-Sacra, recorda, no Tempo Pascal, as várias aparições do Senhor ressuscitado (DPPL 153). |
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