Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


bem-aventuranças
Postas na boca de J. C. a abrir o “Sermão da Montanha” (Mt 5,1 a 7,29), as bem-aventuranças evan­gélicas anunciam de forma lapidar a *beatitude celeste a quantos realizem na terra o ideal evangélico. Na versão de S. Ma­teus (5,1-12) são oito (ou sete, se­gun­do certos exegetas), contendo cada uma dois elementos: uma qualidade es­pi­ritual (que, para uns, é o fruto do ge­ne­roso exer­cício duma *virtude, e, para outros, o fru­to da acção dum *dom do Es­pírito San­to); e a recompensa, pro­me­tida sob a forma de um aspecto da bem-aventuran­ça iniciada já neste mun­do e gozada em plenitude no outro. Na versão de S. Lu­cas (6,20-26), são quatro, for­mu­ladas em tom diferente (a recompensa celeste incide sobre os que neste mundo mais sofrerem com os olhos postos em Deus), reforça­das por outras tantas maldições. Ambos os aspectos se completam e têm em J. C. e nos Santos mode­los a seguir. (Cf. Cat 1716-1717). Se­gundo S. Mateus, são con­siderados bem-aventurados ou /b>feli­zes.. . 1) ...os pobres que o são em espí­rito, por­que deles é o Reino dos Céus. Tra­ta-se de quantos têm o espírito de po­breza ou de desprendi­men­to dos bens deste mundo, atitude que os abre aos bens do Reino. 2) ...os que choram, por­que serão con­so­lados. Tan­to podem ser os que so­frem, com os olhos postos em Deus, as agruras da vida, como os que choram os pecados próprios e alheios, com o de­sejo de per­dão e expiação. Te­rão a seu tempo a ple­na consolação. 3) ...os mansos, porque possuirão a terra. Mansos ou humildes são os que aceitam a sua condição, sem revolta nem desejo de desforra contra aqueles que os des­consideram. Como S. Fran­cis­co e outros santos humildes, acabam por conquistar os corações humanos. 4) ...os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Tanto podem ser os que lutam por maior justiça neste mundo, sobretu­do em defesa dos mais opri­midos, como os que desejam a­r­den­­temente a justiça divina identifica­da com a santidade. Se­rão saciados. 5) ...os misericordiosos, por­que al­can­ça­rão misericórdia. São tanto os que se compadecem dos mais abandonados e sofredores, procurando ajudá-los, co­mo os que estão sempre pron­tos a perdoar as ofensas, como professam no Pai-Nosso. Esses alcançarão a bene­vo­lência divina. 6) ...os puros de coração, porque ve­rão a Deus. Os que não guardam no seu íntimo qualquer sentimento ou de­se­jo malévolo ou peca­mi­noso estão já pre­pa­rados para receber o dom su­pre­mo de ver a Deus na beatitude celeste, depois de com Ele conviverem nesta vida. 7) ...os que promovem a paz, porque se­rão cha­ma­dos filhos de Deus. Todo o esforço no sentido da paz funda­da na verdade, na justiça, na dignidade e no amor, entre pessoas ou grupos, contri­bui para a consolidação da família dos filhos de Deus. 8) ...os que são perseguidos pela fide­li­dade a Deus, porque terão a recompen­sa do Reino dos Céus. Esta última bem-aventurança coroa todas as outras, acentuando o aspecto paradoxal de to­das elas, de acordo com o contraste en­tre os cri­térios do mundo e os do Evan­gelho. Nota: Segundo S. Tomás e ou­tros teó­logos, estas bem-aventuranças resultam do exercício das *virtudes teologais e cardeais, aperfeiçoado pelos *dons do Es­pírito Santo, como segue: 1) fé, en­ten­­­dimento e ciência, puros de coração e os que choram; 2) esperança, *temor de Deus, pobres em espírito; 3) /b>ca­ri­da­­de, sa­bedoria, promotores da paz; 4) pru­­dência, *conselho, miseri­cór­dia; 5) jus­ti­ça, *piedade, mansos; 6) /b>for­ta­le­­za, for­ça, fome e sede de justiça; 7) tempe­ran­ça, *temor (secundariamen­te), pobres em espírito.


É expressamente interdita a cópia, reprodução e difusão dos textos desta edição sem autorização expressa das Paulinas, quaisquer que sejam os meios para tal utilizados, com a excepção do direito de citação definido na lei.