Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


catecumenado ou catecumenato
É o tempo ou a instituição que, no quadro da *iniciação cristã, se destina a ajudar o recém-convertido a passar duma fé inicial à fé adulta requerida pelos sa­cra­men­tos do Baptismo, Confirmação e Euca­ris­tia. Processa-se à maneira de caminhada em que o catecúmeno é acompanhado pela comunidade e, em es­pecial, até à “elei­ção”, pelo/a “ga­ran­te”, e depois pelo “padrinho” e/ou “ma­drinha”. Inclui uma *catequese adequada, ao ritmo do ano li­túr­gico, uma pro­gressiva conversão mo­ral e espiritual, diversas celebrações e uma pri­mei­ra experiência de apostolado testemunhal. Quando o catecúmeno se sente capaz de avançar para o Baptismo, a seu pedido e com o parecer do “ga­ran­te” e da comunidade, o bispo ou o seu de­legado procede à sua “eleição”, normalmente no início da Quaresma, para a fase da “purificação” ou “ilumina­ção” que de­corre até à Páscoa em clima de retiro espiritual animado por várias celebra­ções, os “escrutínios” e as “tra­di­ções” (en­tregas) do Símbolo da Fé (Credo) e da Oração Dominical (Pai-Nosso), de forma a garantir a pre­pa­ração próxima para os sacramentos da iniciação cristã na Vigília Pascal. Um úl­timo “escrutínio” está previsto no Sá­ba­do Santo, para a “redição” do Sím­bolo (profissão pessoal da fé), para o rito do “Effathá” (do abrir dos ouvidos e da boca à palavra de Deus e à sua pro­fissão) e para a unção com o óleo dos catecúmenos (como penhor de for­ta­leza cristã). Na Vigília Pascal, de ín­dole baptismal, os “eleitos” fazem a sua profissão de fé e recebem os três sa­cramentos da iniciação cristã, partici­pando pela pri­mei­ra vez na Eucaristia e nela fazendo a “redição” da Oração Do­minical (poden­do, no entanto, por conveniência pasto­ral, diferir-se a Con­firmação, p.ex., para o Pentecostes). A cinquentena pascal é tempo de catequese “mistagógica” sobre o sentido dos “mistérios” (=sacramentos) e pela in­serção na vida da comunidade a que o catecúmeno pertence ou vai perten­cer. A admissão ao catecumenado, a elei­ção à fase da purificação e a re­cep­ção dos sacramentos do Baptismo e da Confirmação ficam registadas em li­vros paroquiais próprios. A duração e a modalidade da iniciação cristã e especialmente do catecumenado dependem das circunstâncias pessoais e pastorais, sendo delas juiz o bispo ou seu delega­do. Um catecumenado pós-baptismal para os sacramentos da Peni­tência, da Eu­ca­ristia, da Confirmação e do Matri­mó­nio en­contra-se recomendado no Di­rectório Pastoral dos Bispos (n. 92) para aqueles que, tendo sido bapti­za­dos, não chega­ram a fazer um mí­ni­mo de inicia­ção cristã. V. RICA; CDC 788; Cat. 1230-1233. (Sobre o neocate­cu­me­nado, V. Caminho Neoca­te­cume­nal).


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