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céu, céus |
1. Na cosmologia bíblica, reflectindo cosmologias antigas, dá-se o nome de céu ao firmamento, espécie de toldo sobre a terra, onde giram o Sol, a Lua e as estrelas e de onde saem os ventos e as chuvas. 2. Na visão bíblica, Deus está por cima do firmamento, nos céus (como se diz no Pai-Nosso) com os anjos. A reflexão teológica, tendo em conta a absoluta transcendência de Deus, conclui que não há lugar que O possa conter, pelo que falar assim é usar uma linguagem antropomórfica. J. C. veio ao mundo para nele restabelecer o Reino dos Céus (ou de Deus). 3. Numa visão soteriológica (i.e., de “salvação”), o Céu é o lugar (entenda-se: o estado) dos justos que, em plena união de vida com J. C., se tornaram semelhantes a Deus, porque O vêem “tal como Ele é” (1Jo 3,2), “face a face” (1Cor 13,12). Em comunhão perfeita com a SS. Trindade, na companhia da Virgem Maria, dos anjos e dos bem-aventurados, os justos têm no Céu a plena felicidade. E, quando da *parusia (fim do mundo e juízo final), com a ressurreição, dar-se-á a transformação do Universo criado, passando a haver “novos Céus e nova Terra”, onde reinarão para sempre a justiça e a paz, embora não saibamos nem quando nem como isso se dará (Cat 1023-1050). V. cosmogonia, cosmologia, Inferno. |
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