Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


cidade
1. Perspectiva pastoral. A c. é um aglomerado populacional importante, não só pelo número relativamente elevado de habitantes, mas pelo género de vida que lhes oferece e pelas rela­ções de dominância com as áreas ru­rais. A expansão do Cristianismo está ligada à ci­vi­lização urbana do Império Ro­mano. As primeiras Igrejas (= co­mu­nidades cris­tãs) estabeleceram-se nas grandes cida­des do tempo: Jeru­sa­lém, Antioquia, Éfe­so, Corinto, Roma, Alexandria, etc. Fica­ram para trás, no processo de evan­ge­liza­ção, as aldeias (em lat., pagi) pelo que, aos seus habitantes por evangelizar, se come­çou a chamar “pagãos” (do lat., pagani, os habitantes dos pagi). As inva­sões dos Bárbaros e a queda do Império inverteu o curso civi­lizacional, que du­ran­-­te vários séculos passou a ser predominantemente rural. As cidades per­de­ram boa parte da im­por­tância e da população anteriores. S. Bento e os seus monges, abrindo conventos em áreas rurais, evangelizaram os “pa­gãos” (= aldeãos), ao mesmo tem­­po que, pelos trabalhos agrí­colas e artesa­nais, fixavam os bárbaros à terra. Quan­do, pelo séc. XII, as cidades co­me­çaram a crescer de impor­tância, gra­ças ao comér­cio e indústrias artesa­nais, a Igreja respondeu com novas estruturas, destacando-se as ordens religio­sas mendicantes e as universida­des e ou­tras escolas. Hoje, as cidades cres­­cem rapidamen­te em número e di­men­sões, o que dá ori­gem a problemas complexos. A nova civi­lização urbana, pela mobilidade crescente das pessoas e das ideias, atinge mes­mo as áreas ru­rais, em vias de desertificação. Tal rea­li­dade apela para novo tipo de acção pastoral, a que a Igre­ja tem procurado dar resposta adequada. É de registar a iniciativa do Congresso In­ternacional da Nova Evangelização (ICNE), celebrado sucessivamente em 5 ca­pitais europeias: Viena, Paris, Lisboa (2005, com longa preparação e projec­ção), Bruxelas e Budapeste, por iniciati­va dos respectivos Bispos. 2. Sim­bo­lis­mo da cidade. No NT, a expressão Cida­de Santa, equivalente a “Je­rusalém ce­leste”, é símbolo do *Céu. Na litera­tura cristã, sobressai a obra monumental, em 22 livros, Cidade de Deus, de Santo Ago­stinho, escrita na fase final da sua vida, na iminência da queda do Im­pé­rio Ro­mano a que a Igreja estava tão li­gada. Toda ela é um acto de fé na Provi­dên­cia di­vina que garantia à Igreja (a “Cidade de Deus”) sobreviver à crise civilizacional que já se antevia.


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