Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


Concílio
Na história da Igreja, C. é a reu­nião de bispos e outros dignitários ecle­siásticos, feita com regularidade, para tratar e legislar em matérias de in­teresse para as Igrejas de determinada região. O CDC actual considera: I. Con­cílio par­ticular: 1. C. Pro­vin­cial, para as dioceses da mesma pro­víncia ecle­siás­tica, convocado pelo me­tropolita com o acor­do dos sufragâneos (cf. CDC 439. 442). Celebraram-se vá­rios em Por­tugal, sobretudo em tempos passados, no­mea­damente os de Braga. 2. C. Ple­nário, para as dioceses da mes­ma conferência episcopal, com apro­vação da Santa Sé (cf. CDC 439-441). Em Portu­gal celebrou-se um único, em 1926 (de 24/11 a 3/12), sob a presidência do car­deal-patriarca D. António Mendes Belo, como legado pontifício. Nas suas ses­sões acomodou-se a disciplina da Igre­ja em Portugal ao CDC de 1917. Os 503 ­ar­ti­gos dos res­pec­tivos decretos, apro­va­dos pela San­ta Sé em 1929, foram pro­mul­­­ga­dos por Carta Pastoral de 13.6.1930 e vi­goraram desde 1931 até serem ab-rogados, depois da entrada em vigor do no­vo CDC, por de­ci­são da Santa Sé de 7 de Janeiro de 1984, a pedido da Con­ferência Episcopal (cf. Lumen, Mar. e Abr. 1984). II. Con­cílio Ecu­mé­nico. Reunião de todos os bispos, convocado e presidido pelo Papa, destinado a dirimir questões de doutrina e disciplina de interesse para a Igreja universal (cf. CDC 337.341; etc.). Cele­bra­ram-se até agora os se­guintes: 1. I de Niceia (325) para condenar o aria­nis­mo. 2. I de Cons­tan­ti­no­pla (381), pa­ra conde­nar o semi-a­rianismo e afirmar a divindade do Espírito Santo. 3. Éfeso (431) para con­denar o nestorianismo e proclamar a maternidade divina de Nossa Se­nho­ra. 4. Calcedónia (451) para condenar o monofisismo, com a afirmação de duas naturezas, divina e humana, em J. C. 5. II de Constantinopla (553) para no­va condenação do nestorianismo. 6. III de Constantinopla (680/681) para con­de­nar várias doutrinas erróneas. 7. II de Niceia (787) para afirmar o cul­to das ima­gens contra os iconoclastas. 8. IV de Constantinopla (869-870) para con­denar doutrinas erróneas e depor Fó­cio. 9. I de Latrão (1123) sobre as in­ves­ti­duras e concordata de Worms. 10. II de Latrão (1139) sobre disciplina eclesiástica, celibato do clero e sacramentos. 11. III de La­trão (1179) para condenar os cátaros e dispor que se­riam ne­ces­sá­rios 2/3 dos votos para a elei­ção do Papa. 12. IV de Latrão (1215) para condenar dou­trinas erró­neas e impor a confissão e comunhão pascal. 13. I de Lião (1245) para depor o imperador Frederico II. 14. II de Lião (1274) sobre a união com os Gre­gos, elei­ção do Papa, cru­za­da, sacramen­tos e Purgatório. 15. Vie­na (1311-1312) pa­ra suprimir os Tem­plá­rios e reforma da Igreja. 16. Cons­tan­ça (1414-1418) so­bre o Cisma do Oci­dente, con­cilia­ris­mo e reforma da Igre­ja. 17. Ba­sileia-Ferrara-Florença (1431-1443) sobre a união com os Gre­gos, Arménios e Ja­co­bitas. 18. V de La­trão (1512-1517) sobre a reforma da Igre­ja e condenação de doutrinas erró­neas. 19. Trento (1545-1563, com inter­rupções) para definir doutrina contra os protestantes e tratar da reforma da Igreja, em parte conseguida. 20. Vati­ca­no I (1869-1870, interrompido pela guer­ra da unificação da Itália) para condenar o ra­cionalismo e definir o primado e a infa­-libilidade do Papa. 21. Va­tica­no II (1962-1965) sobre a Igreja e sua reno­vação. III. Concílio Vatica­no II. Anunciado (25.1.1959) por João XXIII e por ele con­vocado (Const. ap. Humanae salu­tis, 25.12. 1961), decorreu em quatro sessões nos Outonos de 1962 a 1965, as três últimas presididas por Paulo VI. Destinado a promover o *aggiornamen­to da Igreja, produziu os seguintes do­cumentos: Cons­ti­tuições: dogmática *Lu­­men gentium sobre a Igreja; dogmática *Dei Verbum sobre a divina revelação; *Sacrosanctum Con­cilium so­bre a sagra­da liturgia; pastoral *Gau­dium et spes so­bre a Igreja no mundo actual. Decretos: *Christus Do­mi­nus sobre o ministério pastoral dos bispos; *Presbyterorum Ordinis so­bre o mi­nis­tério e a vida dos presbíteros; *Opta­tam totius sobre a formação sacerdotal; *Per­fectae caritatis sobre a re­no­va­ção da vida religio­sa; *Apostolicam actuo­si­tatem sobre o apostolado dos leigos; *Orientalium Ecclesiarum sobre as Igre­jas orientais católicas; *Ad gentes sobre a actividade missionária da Igre­ja; *Uni­ta­tis redintegratio sobre o ecu­menismo; *Inter mirifica sobre os meios de comu­ni­cação social. De­cla­rações: *Dignitatis humanae sobre a liberdade religiosa; *Gravissimum edu­cationis sobre a educa­ção cristã da ju­ventude; *Nostra aetate sobre a re­la­ção da Igreja com as religiões não cris­tãs.


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