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criação |
| Segundo a fé cristã, a c. é o acto pelo qual Deus, do nada, deu e mantém a existência de tudo quanto existe no céu e na terra. A revelação dá a entender que a c. teve um início, coincidente com o início do tempo. Com isto parecem concordar as teorias científicas mais aceites. Quanto ao aparecimento sucessivo dos diversos seres vivos cada vez mais complexos, a Igreja está hoje aberta a uma evolução comandada por leis naturais estabelecidas pelo Criador desde o início da criação. Relativamente ao homem, que Deus criou à sua imagem e semelhança e associou à sua obra criadora, a doutrina comum é que Deus cria e infunde em cada ser humano, no primeiro momento da sua existência, uma alma espiritual (*criacionismo). A criação, embora comum às três Pessoas divinas, é atribuída ao Pai (V. apropriação). As narrativas da c. do *Génesis, embora do género literário do mito, estão cheias de belos ensinamentos que elevam o espírito à adoração de Deus criador e amigo dos homens. À mesma atitude conduz a contemplação da harmonia e beleza do *cosmo. Os modernos atentados contra a natureza criada, de que o homem foi constituído guardião e beneficiário, apelam ao dever grave de as pessoas e as sociedades preservarem o ambiente (ecologia, defesa do ambiente), tanto mais que Terra só há uma, e nela todos têm de viver. A revelação cristã refere-se veladamente ao fim do mundo, o que não quer dizer aniquilamento do universo, deixando no mistério o anúncio de “novos céus e nova terra”. V. tempo. |
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