Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


água
1. Seu valor de símbolo. Miste­rio­sa na sua origem, aparência e efei­tos, a a. aparece como sinal ou símbolo nas diversas culturas e religiões, especialmente como meio de purificação e fonte de vida; e tem sido tratada com inspiração em todas as literaturas. A tí­tu­lo de exem­plo, S. Francisco de Assis, ao lou­var a Deus, autor da Natureza, assim can­ta: «Louvado seja pela pre­cio­sa e bondosa água, irmã útil e bela, que brota humilde, é casta e se oferece a todo o que apetece o gosto dela.» 2. No AT, o Espírito de Deus pairava sobre as águas informes, quando Deus criou a terra assente sobre as águas in­feriores e os céus nas águas superiores, que daquelas separou pelo fir­mamento (Gn 1,1-10); a água dá vigor a plantas e animais (Gn 2,10-14); no dilúvio foi castigo e salvação (Gn 7-8); no êxo­do libertou os Israelitas do Faraó e dessedentou-os no deserto (Ex 14.17); nos livros sapien­ciais, o sábio bebe da fonte de onde jorra a Sabedoria e encontra a palavra de Deus como água viva e eficaz (Pr 20,5; Sir 21,13; Is 55,1.10-11). 3. No NT a água é símbolo da vida no­va anunciada à Samaritana (Jo 4); dessa vida, J. C. e o Espírito Santo são as fontes (Jo 7,37-38; Ap 21,5). No baptismo do Jordão, J. C. santificou as águas que, pela acção do Espírito San­to, seriam, para os que acre­ditas­sem, fim de pecados e prin­cípio de vida nova. Do coração aberto de J. C. saiu sangue e água, sinais dos sa­cramentos fundamentais. 4. No uso litúrgico, a água aparece: a) como matéria do sacramento do *Bap­tis­mo que liberta do pe­cado, comunica a vida sobrenatu­ral, e torna o cristão fi­lho de Deus e mem­bro da Igreja (água baptismal); b) na *aspersão com água benta, como rito penitencial solene no início da missa dos do­min­gos (*Asperges); c) no ritual da dedi­cação ou bênção duma igreja; d) no tomar da água benta ao entrar na igreja, como sacramental; e) nas gotas de água que se juntam ao vinho da consagração a representar os fiéis desejosos de se uni­rem ao sacrifício de J. C. Simboliza o Espírito Santo, fonte de vida divina. Actual­mente a água não quebra o *je­jum eucarístico.


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