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ecumenismo |
No sentido de *movimento ecuménico, é o conjunto de iniciativas e actividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por diversos *cismas e rupturas. O Conc. Vat. II, conforme lembra o decreto *Unitatis redintegratio, n. 1, teve como um dos seus principais objectivos (no pensamento de João XXIII) promover esta unidade, aca-bando por propor como meios: 1) a própria renovação da Igreja; 2) a conversão dos corações; 3) a oração com os irmãos separados (ecumenismo espiritual, destacando-se entre as várias iniciativas a do Oitavário da Unidade); 4) o mútuo conhecimento fraterno (ecumenismo afectivo, de que uma das primeiras grandes manifestações foi o encontro de 1967 de Paulo VI com o patriarca Atenágoras); 5) formação ecuménica dos sacerdotes e demais fiéis; 6) encontros e diálogo entre fiéis e entre teólogos de diversas confissões; 7) mútua colaboração em serviços à humanidade (Decreto UR 6-12; cf. Cat. 821). O grau de separação difere consoante as Igrejas e confissões religiosas cristãs. O referido decreto distingue, por um lado, as Igrejas Orientais (Ortodoxas), separadas por motivos relativamente externos à fé cristã, conservando as verdades, os sacramentos e as estruturas essenciais da Igreja, pelo que merecem o tratamento que o Papa lhes costuma dar de “Igrejas irmãs”; e, por outro lado, as Igrejas do Ocidente, surgidas com a *Reforma protestante, muito diferenciadas entre elas e apresentando maiores dificuldades de ordem doutrinária e disciplinar, embora mantendo em geral como elos de ligação a fé em Jesus Cristo, o amor à Escritura e a prática do Baptismo (e, nalgumas, também de outros sacramentos, nomeadamente a Igreja Anglicana, que não se considera protestante). Para animar e regular a actividade ecuménica da parte da Igreja Católica, João XXIII criou (5.6. 1960) o Secretariado para a União dos Cristãos (que João Paulo II elevou a Conselho Pontifício em 28.6.1988). O Conc. Vat. II, com a presença de observadores das Igrejas separadas e a publicação de documentos como a Constituição *Dei Verbum e o Decreto *Unitatis redintegratio, imprimiu novo dinamismo ao movimento ecuménico. Para isso também contribuíram os numerosos encontros do Papa com chefes das Igrejas separadas. A actividade ecuménica, por parte da Igreja Católica, é objecto de um Directório Ecuménico (Ad totam Ecclesiam) de que a primeira parte foi publicada em 14.5.1967 e a segunda em 11.4.1970, com 2.ª edição revista de 25.3.1993. |
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