Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


escravatura
1. Breve história. É um re­gime social de submissão de pessoas humanas, mais ou menos reduzidas a coi­sas, em geral por interesses eco­nó­mi­cos. Ao longo dos milénios da hu­ma­ni­da­de, a e. passou por diversas mo­da­li­da­des, ligadas à guerra ou ao co­mércio de mão-de-obra. Os povos da Europa manti­ve­ram-na até aos tempos modernos, e em grande parte nela basearam o seu pró­prio desenvolvimento e o dos terri­tó­rios coloniais, o que favoreceu o tráfico de ne­gros nos sécs. XVI-XVIII. As pri­mei­ras reacções a favor da abolição sur­giram na Inglaterra, relativamente às coló­nias americanas, nem sempre por motivos humanitários, e, ao longo do séc. XIX, os vários países europeus erra­di­ca­ram-na formalmente (e, pouco a pou­co, praticamente). No entanto, sur­gem de vez em quando formas de ex­plor­ação humana, vitimando sobretudo imigran­tes clandestinos, tratados como mão-de-obra barata ou entregues às indústrias do sexo. No resto do mundo a evolução foi mais tardia e ainda hoje a e. de ho­mens, mulheres e crianças se pra­tica nal­gumas áreas mais isoladas. 2. Acção da Igreja. Os Judeus pratica­vam a e., embora humanizando-a. Tida ao tempo como realidade normal, nem J. C. nem a Igreja primitiva se insurgiram contra o sistema, mas avançaram com os argumentos que haviam de a eli­­minar (ex., a carta de S. Paulo a Filé­mon em favor do escravo Onésimo). Os Pa­dres da Igreja proclamaram a igual­dade de todos os homens e mais tar­de surgiram as ordens religiosas vo­ca­cionadas para o resgate de cativos e es­cravos, distinguindo-se nisto, no Bra­sil, os Jesuí­tas. Sinal de pro­gresso so­cial é a actual recusa de to­da a forma de e, quer pela Igreja (Cat. 2414), quer pe­las grandes instâncias internacionais (De­claração Universal dos Direitos do Homem, 10. 11.1948).


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