Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


Eucaristia
1. Os vários nomes da Eu­caristia. Este sacramento, a que justa­mente se chama “Santíssimo” pela presença do próprio J. C., é conhecido na tra­dição cristã por vários nomes signifi­cativos: Eucaristia por ser o acto de “acção de graças” pelo supremo dom que J. C. fez de si ao Pai e à hu­ma­ni­dade no seu “Sacrifício pascal”; Ceia do Se­nhor, por ter sido instituído na Últi­ma Ceia e ser celebrado em torno da mesa do altar, culminando com a “Co­mu­nhão” no “Pão do Céu”, “pe­nhor de imortali­da­de”, etc. Na Igreja primitiva, o nome mais comum foi o de Fracção do Pão, pelo gesto de partir e distribuir o pão con­sagrado. Mais re­cen­temente, a celebração deste sacramento/mistério passou a chamar-se *Missa, por terminar com o “envio” (missio) dos fiéis, reani­mados pela for­ça nele haurida, a testemunhar e pro­mover a obra da salvação. Foi no AT profeticamente anunciada através de várias figuras, como o maná, o sa­cri­fício de Melquisedec, os pães da pro­piciação, o sacrifício de Abraão, o cor­deiro pascal. (Cf. Cat. 1328-1332). 2. O sacramento plurifacetado. Insti­tuí­do na Última Ceia, pouco antes de ofe­recer a sua vida por amor do Pai e dos homens, J. C. confiou aos Após­to­los (e aos seus continuadores no sacer­dó­cio ministerial na mesma altura instituído) o poder de, pelas próprias pa­la­vras da ins­tituição, converterem (con­sa­­gra­rem) o pão e o vinho no seu corpo e san­gue, como memorial da sua livre en­trega na Cruz. Sob o sinal da consa­gração em separado do pão e do vinho no corpo entregue e no sangue derramado, torna-se representado J. C. no acto do seu su­pre­mo sacrifício, permi­tindo aos fiéis que, à semelhança de Maria sua Mãe no Cal­vário, se unam vi­talmente ao seu su­pre­mo gesto de amor. Ao mesmo tempo, o pão e o vi­nho consagrados, recebidos com fé e amor, asseguram, com a eficácia sacramental, uma especial *Comu­nhão com J. C., permitindo ao comun­gante uma pro­gres­siva identificação (qual “assi­mi­lação”) com Ele. Final­men­te, a Igre­ja foi des­cobrindo que a sagrada re­serva do pão consagrado no Corpo do Senhor, para além da comu­nhão sacramental fora da Missa (especialmente como Viático aos moribundos) oferece-nos uma especial presença amiga de J. C. entre nós, vivida nas diversas for­mas de culto eucarístico (visita ao sa­crá­rio, ex­posição e bênção do SS. Sa­cra­men­to, pro­cissões eucarísticas, con­gressos eu­ca­rísticos…). 3. Sacra­men­to da ini­cia­ção cristã. Em­bora o *Baptismo seja indispensável para a salvação (Baptis­mo de água, de de­sejo ou de fogo), a *Eu­caristia tam­bém é neces­sária, a crer nas palavras de J. C. “Se não comerdes a carne do Filho do Homem… não te­reis em vós a vida” (Jo 6,53), pelo que a Igreja preceitua a Missa dominical e a Comunhão pascal a todos os baptizados no uso da razão, e preconiza a Comu­nhão sob a forma de Viático aos fiéis em artigo de morte. Além disso, a Igreja con­sidera que a *Eu­caristia culmina a iniciação cristã mar­cada pelos sacramentos do *Bap­tis­mo, que nos torna fi­lhos adoptivos de Deus e membros da Igreja, e da *Con­fir­mação, que pela es­pe­cial infusão do Es­pírito Santo nos con­forma com Cris­to Rei, Sacerdote e Pro­feta. Pela Eu­ca­ristia torna-se sa­cra­mentalmente presente o sacrifício cruen­­-to do Calvário pelo qual rendeu ao Pai a suprema ho­me­nagem de justiça e de amor, ao mesmo tempo que remia os pecados da hu­manidade, para que os fiéis pudes­sem participar ao vivo nesse sacrifício de valor supremo. 4. Liturgia e devoção eucarística. A principal cele­bração da Eucaristia é a do Tríduo Pas­cal, que abre com a Ceia do Senhor, em que J. C. instituiu este sa­cramento na sua plena dimensão sa­cri­ficial, e vai até à celebração da gloriosa ressurreição do Senhor no Do­min­go de Páscoa. De­pois da Páscoa anual (que é preparada pela Qua­resma e se prolonga até ao Pen­te­costes), a Igre­ja celebra a Páscoa se­ma­nal, no dia do Senhor, inculcando aos fiéis a obrigação de participarem na Mis­sa do­mi­nical; dedica a solenidade do SS. Cor­po e Sangue de Cristo à presença do Senhor neste sacramento; e, ao longo do ano litúrgico, centra na Euca­ristia a ce­lebração das várias sole­ni­dades, fes­tas, memórias e férias previstas no ca­len­­dário litúrgico. Entre as diversas for­mas de culto eucarístico, fora da Mis­sa, temos: a Comunhão, especial­mente da­da aos doentes e, sob a forma de Viá­ti­co, aos moribundos; a exposição e bên­ção do SS. Sacramento; as procissões e os congressos eucarísticos; e a visita a J. C. presente no sacramento do altar. Em ligação estreita com o culto litúrgico, a *piedade popular re­corre à Eu­ca­ristia em devoções como a das no­ve primeiras sextas-feiras do mês, a dos cinco primeiros sábados, as de festas de N.ª Sr.ª e dos Santos e de sufrágios pelos defuntos, peregrinações, etc. (DPPL 164-165). No fim da sua vida, João Pau­lo II, depois do Ano do Rosário, pr­o­cla­mou o Ano da Eucaristia, pela Carta Apost. Mane nobiscum Domine (7.10.2004), a terminar em Out.2005 com o Congr. Eucaríst. Intern. de Gua­da­la­jara, México e a *Ass. Geral do Sí­nodo dos Bispos sobre a Eucaristia. V. Re­ser­va eucarísti­ca, lausperene, Qua­­renta Ho­­­ras. 5. Os frutos da Eu­ca­ristia. A participa­ção cons­cien­te na Missa, sobretudo na Mis­sa dominical (V. Do­min­go), afirma a per­tença à Igre­ja, alimenta o espírito com a pala­vra de Deus, e torna pro­gres­sivamente mais vivo o desejo de tudo fazer para glória di­vina. Tais fru­tos aumentam com a participa­ção diária na Missa. A Comunhão, como forma primordial de participação no Sa­crifício Eucarístico faz crescer a união com J. C. e com os irmãos, au­men­ta as defesas contra o pecado e o que leva a ele, apaga as faltas veniais, con­­tribui para a unida­de e dinamismo apostólico da Igreja, e é pe­nhor da fu­tura glória (cf. Cat. 1391-1405). Sobre o culto eu­ca­rís­tico. Cf. especialmente: Instrução da S. C. dos Ritos *Eu­cha­ris­ticum mys­te­rium; Ri­tual da Sa­gra­da Comunhão e Culto do Mis­tério Eu­carístico fora da Missa (21.6. 1973); cap. II e III da Carta ap. de João Paulo II *Dies Domini. V. Mis­sa, Do­min­go, Co­munhão eucarística.


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