Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


fenómenos místicos (extraordi­ná­rios)
Deus, além de a todos dar as *gra­ças necessárias à salvação e santificação, concede a certos fiéis dons re­­la­tivamente raros que dão origem ao que é costume chamar fenómenos místicos extraordinários. Mais que àqueles que os recebem, aproveitam a outras pessoas que, impressionadas, se sentem impelidas a uma conversão do pecado ou a uma vida cristã mais fervorosa. Seus frutos de santidade são o principal cri­tério para verificar a sua autenticidade, distinguindo os que vêm de Deus de certos fenómenos naturais (sobretudo de ordem neurológica) ou preter­na­turais (provocados pelo demónio). Não devem ser pedidos e, uma vez con­cedidos, de­vem ser tratados com gran­de discrição. É costume incluir entre eles os *carismas ou graças gratis datae (dos milagres, das curas, da pro­fe­cia, do discerni­mento dos espíritos, das línguas…), de que se trata noutro lugar (V. carismas). Aqui apenas se tra­ta dos epifenómenos místicos (extraor­dinários). É costume agrupá-los nas três áreas da vida humana: intelectual, afectiva e corporal. 1. Fenómenos de ordem cognoscitiva. São: visões, que incluem as chamadas *apa­rições, as percepções imaginativas e comunicações de verdades inefáveis (V. visões); locuções ou palavras transmissoras de verdades ou desejos, perceptíveis ao nível do ouvido, da imaginação ou do intelecto, com frequência acompanhando as visões; *revelações particulares, que estão normalmente na base do *carisma profético; e ainda ou­tros menos importantes. 2. Fenómenos de ordem afectiva. Assim chamados por manifestarem e produzirem fortes im­pulsos de amor sobrenatural. São dois: êxtase místico, espécie de ador­me­cimento suave e progressivo provocado pela intensidade da oração con­tem­plativa, face à fraqueza corporal; e incêndio de amor, mais raro que o êxtase, manifestando-se em graus diversos desde o simples calor in­terior à quei­ma­dura material. 3. Fenómenos de or­dem corporal. São os que recaem sobre o corpo e suas fun­ções vitais. Além dos *milagres (cu­ras e outros), os principais são: *estigmas, si­nais mais ou menos san­grentos nas mãos, pés e lado, à se­melhança das cha­gas de J. C. na sua paixão, aparecendo subitamente e perdurando em certos casos até à morte, como em S. Francisco de Assis e no Pa­dre Pio; suor de san­gue, como em J. C. na agonia (Lc 22,44), verificado nal­guns, poucos, santos; jejum absoluto por tempo pro­lon­gado, mesmo anos, como em Ale­xan­drina de Balasar; vi­gí­lia ou priva­ção de sono muito para além da re­sistência normal; e ainda levitação, bilocação e outros como resplendores e emissão de perfumes.


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