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graça(s) (na linguagem cristã) |
1. Graça-favor. É o dom de ordem natural ou sobrenatural por Deus concedido, por sua pura liberalidade ou em resposta a súplica a Ele dirigida directamente ou pela intercessão de N.ª Senhora, de um santo ou mesmo de outras pessoas. 2. Graças actuais. São intervenções divinas atribuídas especialmente ao Espírito Santo, de iluminação da mente ou de moção da vontade, que permitem entrar ou avançar nos caminhos da santidade. São elas que levam o pecador à conversão e a pessoa em *estado de graça à procura e ao exercício dos meios de *santificação. Dizem-se “eficientes” quando, acolhidas, produzem o seu efeito, e “suficientes” quando, recusadas ou não aproveitadas, ficam sem efeito. 3. Graça santificante. É o princípio da vida sobrenatural, que nos faz: a) participantes da natureza divina; b) filhos adoptivos de Deus; c) irmãos de J. C. e com Ele herdeiros da bem-aventurança eterna; d) justos e agradáveis a Deus; e) capazes de merecer sobrenaturalmente; f) capazes de penetrar na intimidade do próprio Deus; g) templos do Espírito Santo. A graça santificante é como que a estrutura da vida sobrenatural. Com ela nos são concedidas as capacidades de operar sobrenaturalmente, a saber: as *virtudes infusas ou sobrenaturais e os *dons do Espírito Santo. O seu exercício, impulsionado pelas graças actuais, faz parte dos principais meios de *santificação. O progresso neste exercício leva aos *frutos do Espírito Santo e às *bem-aventuranças. A g. s. perde-se pelo *pecado mortal, mas não pelos *pecados veniais e *imperfeições. 4. Estado de graça. Assim se chama o estado da pessoa que, pela graça santificante, vive na amizade de Deus e, se nela morrer, vai para o Céu. 5. Graças gratis datae. Também ditas *carismas, são dons extraordinários mais destinados à edificação do próximo do que ao proveito de quem os recebe. 6. Acção de graças. Atitude de gratidão pelos dons recebidos de Deus e dos quais se deve tomar consciência. A sua expressão máxima é a participação consciente na celebração eucarística, em união a J. C. no agradecimento ao Pai pelos dons do perdão e da graça santificante que o próprio Cristo nos mereceu. A oração eucarística é a mais perfeita expressão de a. g. (como aliás significa o vocábulo *Eucaristia). Em todas as outras celebrações litúrgicas tem lugar importante a a. g., o mesmo se podendo dizer em geral das expressões da piedade popular. |
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