Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


graça(s) (na linguagem cristã)
1. Gra­ça-favor. É o dom de ordem natural ou sobrenatural por Deus concedido, por sua pura liberalidade ou em resposta a súplica a Ele dirigida directamente ou pela intercessão de N.ª Senhora, de um santo ou mesmo de outras pessoas. 2. Graças actuais. São intervenções di­vinas atribuídas especialmente ao Es­pírito Santo, de iluminação da mente ou de moção da vontade, que permitem en­trar ou avançar nos caminhos da san­tidade. São elas que levam o pecador à con­­versão e a pessoa em *estado de graça à procura e ao exercício dos meios de *santificação. Dizem-se “eficientes” quan­­­do, acolhidas, produzem o seu efei­to, e “suficientes” quando, recusadas ou não aproveitadas, ficam sem efeito. 3. Graça santificante. É o princípio da vi­da sobrenatural, que nos faz: a) parti­ci­pantes da natureza divina; b) filhos adop­tivos de Deus; c) irmãos de J. C. e com Ele herdeiros da bem-aventurança eter­na; d) justos e agradáveis a Deus; e) capazes de merecer sobrenaturalmente; f) capazes de penetrar na intimidade do próprio Deus; g) templos do Espírito Santo. A gra­­ça santificante é como que a estrutura da vida sobrenatural. Com ela nos são concedidas as capacidades de ope­rar sobrenaturalmente, a saber: as *vir­tu­des infusas ou sobrenaturais e os *dons do Espírito Santo. O seu exer­cí­cio, im­pulsionado pelas graças ­actuais, faz par­te dos principais meios de *santi­fica­ção. O progresso neste exercício leva aos *fru­tos do Espírito Santo e às *bem-aventuranças. A g. s. per­de-se pelo *pe­cado mortal, mas não pelos *pe­cados veniais e *imperfei­ções. 4. Es­tado de graça. Assim se cha­ma o estado da pessoa que, pela graça santificante, vive na amizade de Deus e, se nela morrer, vai para o Céu. 5. Gra­ças gratis datae. Tam­bém ditas *ca­ris­mas, são dons extraordinários mais des­tinados à edificação do próximo do que ao proveito de quem os recebe. 6. Ac­ção de graças. Atitude de gra­ti­dão pelos dons recebi­dos de Deus e dos quais se deve tomar consciência. A sua ex­pressão máxima é a participação cons­­ciente na celebração eucarística, em união a J. C. no agrade­ci­mento ao Pai pelos dons do perdão e da graça santifi­cante que o próprio Cris­to nos mereceu. A oração eucarística é a mais perfeita ex­pressão de a. g. (como aliás sig­nifica o vocábulo *Eucaristia). Em todas as outras celebrações litúrgicas tem lugar importante a a. g., o mes­mo se podendo dizer em geral das ex­pres­sões da pie­dade popular.


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