Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notas e comunicados

«O que fizeste do teu irmão»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nota da CNJP sobre o acolhimento de refugiados

1. Somos hoje confrontados com o mais grave êxodo de refugiados na Europa desde os tempos da 2ª Guerra Mundial. De um modo geral, estas pessoas são vítimas da guerra, da opressão ou da miséria extrema. O desespero e a vontade de salvar as suas vidas e de assegurar um futuro para as suas famílias levou-as a efetuar viagens em condições desumanas, muitas vezes à mercê de associações criminosas. Não são potenciais terroristas; pelo contrário, muitas delas fogem da violência gerada pelo fundamentalismo.

Quando estas pessoas nos batem à porta, não podemos reagir com indiferença. São nossos irmãos e irmãs, membros da única família humana, que reclamam a nossa ajuda.

[documento em PDF | www.refugiados.pt]

Continuar...
 

1 de setembro: dia de oração pelo Cuidado da Criação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Papa Francisco instituiu o dia 1 de setembro como Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A Comissão Nacional Justiça e Paz associa-se a esta iniciativa, reproduzindo a carta divulgada nessa ocasião e apelando aos cristãos para que façam deste dia uma ocasião para «renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado»:

Continuar...
 

#somostodospessoas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Divulgamos em anexo o comunicado de imprensa sobre iniciativa #somostodospessoas como afirmação de solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo e afirmação da possibilidade de medidas "de maior humanização" para com os migrantes, mais do que a "excessiva preocupação securitária" por parte da Europa. 

A iniciativa #somostodospessoas pede que neste domingo, 26 de abril, todos os portugueses "coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca".

[comunicado de imprensa | #somostodospessoas]

 

Nota sobre as Perseguições aos Cristãos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Na Semana Santa de 2015, a Comissão Nacional Justiça e Paz publica a nota intitulada «Vemos, ouvimos e lemos / Não podemos ignorar», sobre as situações de perseguição a que estão sujeitos tantos cristãos:

Vemos, ouvimos e lemos os relatórios da Ajuda à Igreja que Sofre e damos conta das perseguições aos cristão nos seguintes países: Afeganistão, República Centro-Africana, Egipto, Irão, Iraque, Líbia, Maldivas, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Iémen, Mianmar (a antiga Birmânia), China, Eritreia, Coreia do Norte, Azerbaijão e o Usbequistão.

A Comissão Nacional de Justiça e Paz apela a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos.

[comunicado em PDF]

Continuar...
 

Comunicado da CNJP a propósito dos ataques terroristas de Paris e da Nigéria

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Comissão Nacional Justiça e Paz publicou o comunicado «O diálogo mais urgente», a propósito dos recentes ataques terroristas de Paris e da Nigéria. 

Com este comunicado, a CNJP declara  a sua convicção de que o diálogo entre diferentes culturas e religiões é hoje mais importante ainda, como alternativa ao choque de civilizações e antídoto contra o terrorismo, e de que esse diálogo supõe o combate à pobreza e exclusão social, a rejeição da violência, a liberdade do debate de ideias e o respeito pelos sentimentos religiosos dos outros.

[comunicado em PDF]

 


Pág. 14 de 15