Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Documentos

SER SOLIDÁRIO! Nota da CDJP de Coimbra

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

                                                                                       CDJP Coimbra logo

                                                              SER SOLIDÁRIO!

                                                Nota da Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra

Decorreu cerca de um ano desde o momento em que o Mundo se viu confrontado, inesperadamente, com os primeiros sinais de uma forma microscópica de vida que transformou o nosso Universo. Desde então a realidade em que vivíamos mudou radicalmente à escala global e cada um de nós alterou a sua forma de estar e de ser.

Os Estados, embora de modo titubeante, como cada um de nós, mobilizaram-se para enfrentar as dramáticas consequências sociais e económicas de um abalo telúrico com epicentro na pandemia. Porém, para além desse papel fulcral, é importante que se reconheça a importância das organizações e instituições da sociedade civil, em particular, de solidariedade social, que  constituem um autêntico dique de contenção no “tsunami” que nos invadiu.    

Continuar...
 

SER SOLIDÁRIO EM TEMPO DE CRISE Nota da CDJP de Coimbra

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

logocdjp-6                                                       Nota da Comissão Diocesana de Coimbra Justiça e Paz
                                                                SER SOLIDÁRIO EM TEMPO DE CRISE

Quatro meses decorreram após o eclodir desta crise, alterando a nossa forma de estar e de ser. O futuro será, certamente, algo de diferente do que há alguns meses tínhamos dado como certo. Mas crise é, também, o momento de desafio, decisivo para vencer os desequilíbrios e restabelecer a confiança.

Este é o tempo de superar o determinismo e as atitudes passivas com liberdade e responsabilidade. Devemos exigir respostas colectivas, estruturadas e sustentadas, mas, individualmente, cada um de nós não pode deixar de agir, pois que tem o dever de dar a mão a quem, ao nosso lado, precisa de pão e esperança. À indignação perante a injustiça, saibamos juntar o nosso comprometimento e a nossa acção.

A nossa atenção é agora despertada para realidades que sempre estiveram presentes, mas para as quais não estávamos particularmente atentos, e que atingem os mais fragilizados e indefesos.

A pobreza latente irrompeu com ímpeto em largas zonas do país, ameaçando superar os 18 % da população e 1,8 milhões de pessoas estão risco. Em diversas zonas à ausência de condições dignas de vida acresce, muitas vezes, a anomia e a ausência de valores.

Continuar...
 

Comissão Justiça e Paz de Évora - O despovoamento e a migração no Alentejo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CDJP Évora


COMISSÃO JUSTIÇA E PAZ DA ARQUIDIOCESE DE ÉVORA
PREOCUPADA COM O DESPOVOAMENTO E A MIGRAÇÃO NO ALENTEJO

Sua Exa. Rev.ª Dom Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho, Arcebispo de Évora, por sua provisão de 29 de junho de 2019, nomeou a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz, constituída por quatro personalidades da região, sob a assistência espiritual do Cónego Silvestre Marques.

A nomeação desta comissão tem como objetivo principal assessorar e aconselhar o Arcebispo de Évora, sobre assuntos relacionados com a justiça e a paz que ocorram fundamentalmente dentro da área geográfica correspondente à arquidiocese. Neste âmbito caberão certamente as problemáticas mais graves e atuais, que a todos nos assolam, devendo ser analisadas de forma profunda e consistente.

Dando corpo ao fundamento da criação desta comissão, a mesma já reuniu por duas vezes, para refletir, entre outras coisas, sobre a problemática do despovoamento no Alentejo e ao surgimento, cada vez mais evidente, de migrantes na região. Só acompanhando de perto estes fenómenos será possível perceber o que a Igreja pode eventualmente vir a fazer no futuro.

Continuar...
 

«Erradicar a pobreza: um desafio»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

«Erradicar a pobreza: um desafio», comunicado da Comissão Diocesana de Justiça e Paz da Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

 

Esperança e Critérios de Vida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Em momento marcado pela dúvida e pela incerteza - elementos perturbadores das relações sociais e económicas, das decisões políticas - a Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra (CDJP) julga oportuna uma palavra de esperança neste período em que somos chamados a um novo esforço que impõe mudanças radicais, quer a nível pessoal, quer colectivo. 

Convicta de que a crise, tendo sempre uma carga negativa gravosa, pode - e deve - ser oportunidade estimuladora de um mundo diferente, importa salientar que o trabalho que temos pela frente exige diálogo e projectos em comum, cujos frutos dependem da nossa capacidade de sermos exigentes na ética, connosco e com os outros, e solidários para com aqueles que necessitam.

Sejamos, assim, construtores do futuro, norteados pelo sentido de justiça e de paz que o Verbo de Deus inscreveu em cada um de nós.

[documento em pdf]

Continuar...
 


Pág. 2 de 2